Membros da UFSCar atuando em pesquisas de ponta, ajudando empresas a sobreviver, trabalhando pela saúde ou pela inclusão de pessoas. A Universidade precisa interagir e atuar de modo próximo à sociedade, e essa interação tem por propósito tanto melhorar a vida das pessoas e ao mesmo tempo contribuir para formação de estudantes, e para o avanço do conhecimento. E a Comunicação desempenha papel fundamental na interação entra a Universidade e a sociedade.
Um avanço da Comunicação da UFSCar nos últimos anos foi o fortalecimento das ações de comunicação via redes sociais. Foram criadas as mídias @ufscaroficial e @reitoriaufscar, tanto no Facebook quanto no Instagram. Além disso, a ação no Twitter, que já existia, foi revigorada e integrada aos canais no Facebook e Instagram.
@ufscaroficial
Postagens/ano |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
298 |
437 |
1200 |
1240 |
|
0 |
0 |
330 |
500 |
|
0 |
0 |
400 |
514 |
Alguns Avanços
- Criação da TV UFSCar – produção de mais de 500 reportagens, e mais de 1 milhão de pessoas alcançadas por ano, somente através das redes sociais – mais informação sobre projetos da Universidade, para a comunidade interna e externa;
- Criação da Revista UFSCar, com reportagens detalhadas e uso intensivo de linguagem visual – fotos e infográficos;
- Criação da BOX UFSCar, com informações em vídeo sobre cursos geridos pela FAI-UFSCar;
- Redes Sociais – @ufscaroficial no Facebook (19 mil seguidores) e Instagram (16 mil seguidores) e fortalecimento das ações no Twitter (14 mil seguidores);
- Redes Sociais – @reitoriaufscar no Facebook e Instagram, com cerca de 50 postagens por mês – maior interação da Reitoria com a Comunidade Universitária;
- Parceria com a TVE (Rede Aberta, São Carlos) e TV Universitária (NET, São Carlos) para veiculação do programa semanal UFSCar Notícias – a UFSCar mais perto da sociedade;
- Parceria com a TV Cultura, possibilitando a estudantes da UFSCar divulgarem seus trabalhos em rede nacional;
- Reestruturação dos Portais dos campi de Araras, Sorocaba, e Lagoa do Sino, e padronização dos sites dos 4 campi – harmonização visual, de conteúdo e de navegação adotado no Portal UFSCar;
- Rádio UFSCar – redução de custos sem comprometimento dos serviços;
- Rádio UFSCar – jornalismo – veiculação de notícias da EBC; difusão do sinal da Rádio UFSCar no RU do campus Araras;
- Adesão à Plataforma de Divulgação Científica das Universidades Federais do Estado de São Paulo;
- Parceria com a Rádio Unesp, para veiculação de notícias da UFSCar.
Outro avanço a ser destacado na comunicação da UFSCar, nos últimos anos, foi a criação da TV UFSCar, no final de 2016 – sonho que a Universidade acalentava desde 2006. Iniciando sua operação apenas nas redes sociais, a TV UFSCar passou a atuar também na TV aberta (TVE São Carlos) e a cabo (NET, Canal Universitário, São Carlos), a partir de 2018, com o programa semanal UFSCar Notícias. Com 115 edições produzidas e veiculadas até o momento, através do UFSCar Notícias, e das redes sociais, a Universidade chega mais perto da sociedade.
Algumas Propostas
- Fortalecimento da produção de vídeos nos campi fora de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino;
- Celebração de parcerias com TVs a cabo e/ou rede aberta nas regiões dos campi de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, visando ampliar a interação da Universidade nessas regiões;
- Ampliar o foco das produções e a grade da programação audiovisual, incentivando a participação da Comunidade Universitária na produção de programas, possivelmente através de ditais, com foco em divulgação científica, manifestações artístico culturais, ações da UFSCar na sociedade ou outros;
- Radio UFSCar – instalação de canal de difusão nos RUs dos campi São Carlos, Sorocaba e Lagoa do Sino; aumento de potência, visando ampliar o alcance;
- Fortalecer o caráter proativo do jornalismo da UFSCar, com a busca de notícias nos 4 campi;
- Fortalecer a presença da comunicação nos campi fora de sede;
- Fortalecer o serviço de documentação fotográfica e estruturação do Banco de Imagens com acesso público.
Cronograma Simplificado
2021 |
2022 |
2023 |
2024 |
|
Fortalecimento da produção de vídeos nos campi fora de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino |
X |
X |
||
Celebração de parcerias com TVs a cabo e/ou rede aberta nas regiões dos campi de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino |
X |
X |
||
Incentivar a Comunidade Universitária a participar de produções audiovisuais, possivelmente através de editais |
X |
X |
X |
X |
Visão de Futuro
Aproximar a Universidade da sociedade; levar informação e conhecimento científico ao dia a dia das pessoas; colaborar para uma maior integração entre os 4 campi da UFSCar.