Home DestaquesCaráter Geral “É essencial conservar e cuidar do Cerrado da UFSCar”, diz Raquel Boschi, candidata da Chapa 3

“É essencial conservar e cuidar do Cerrado da UFSCar”, diz Raquel Boschi, candidata da Chapa 3

por Construir Juntos
Foto tirada no Cerrado da UFSCar em trabalho junto aos estudantes.
“Temos conseguido preservar o Cerrado da UFSCar com apoio da gestão superior”, completa Raquel Boschi, Engenheira Agrônoma da UFSCar.

Candidata a Secretária de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS/ UFSCar) pela Chapa 3 – Construir Juntos, Raquel é graduada em Engenharia Agronômica pela UFSCar, doutora em Engenharia Agrícola pela UNICAMP (2014), com pós-doutorado na Embrapa Informática (2015) e no Departamento de Ciências do Solo da USP/ESALQ (2016-2017). Atualmente é Engenheira Agrônoma pela Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – SGAS, UFSCar.

Cerrado UFSCar: Conservação e Manejo

Na Gestão Atual o Cerrado da UFSCar ganhou um olhar de conservação e cuidado. A construção da estrada foi revogada e ações visando a preservação foram implementadas pela Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), com apoio da Reitoria.

• Iniciada a instalação de áreas permanentes para monitoramento da vegetação do Cerrado. Em breve será iniciado o monitoramento dos animais.

• Discussão coletiva sobre usos, ações de manejo em virtude da invasão por gramíneas exóticas e da presença de animais domésticos.

• Restauração de áreas degradadas. Em uma antiga área de depósito de lixo foi realizada a restauração ecológica, com espécies nativas e constate manejo para controle de espécies invasoras. Esta ação deverá ser expandida para outras áreas que estão totalmente degradadas.

• Preservação da biodiversidade do Cerrado por meio da remoção do talhão de Pinus, que é um potencial invasor.

• Foi construído um Protocolo de Uso e Manejo das Áreas Naturais do campus de São Carlos, que está em fase de aprovação final.

• Iniciado o processo para transformação do cerrado em servidão ambiental para proteção ambiental e manutenção do uso para pesquisa e fins educacionais

Foto tirada no Cerrado da UFSCar em trabalho junto aos estudantes.

Leia também