Home Propostas Instituto de Línguas (IL)

Instituto de Línguas (IL)

por Construir Juntos

O IL da UFSCar é um órgão estratégico para a política linguística (PL) na UFSCar, conforme estabelecido pela Resolução CONSUNI 917/2018, além dessa prerrogativa, o Instituto desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. No âmbito da PL, o Instituto vem desenvolvendo um conjunto de atividades que visam à preservação e à divulgação da pluralidade linguística na UFSCar. Esses princípios se refletem no campo das ações de Ensino ao proporcionar a estudantes em formação e à comunidade acadêmica o contato com as línguas através de cursos, atividades de diversas naturezas. No âmbito da Pesquisa, estudantes e professores integram o espaço formativo do IL para desenvolver pesquisas relacionadas à, por exemplo, aprendizagem de línguas. Já na Extensão, um conjunto de ações educativas são desenvolvidas para a comunidade interna e externa. Ademais, o IL possui um papel bastante relevante no Programa de Internacionalização. Enquanto órgão já consolidado, as demandas que existem estão na ordem dos recursos que servem para apoiar as atividades em curso e outras atividades que precisam ser criadas. Assim, os problemas, desafios são identificados e propostas soluções.

1) Problema: Atividades do IL nos outros Campi

  • Desafio: Os demais campi da UFSCar não contam com cursos como Letras e LIBRAS que podem dar suporte às ações educacionais do IL.
  • Proposta: Contratação de docente para atuação nos Campi de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino para representar o IL. Oferta de cursos e atividades formativas on-line para que a comunidade dos outros Campi possa participar. Tal oferta demanda formação de pessoal tecnicamente capacitado para a oferta de cursos de Línguas.

2) Problema: Rotatividade de monitores professores

  • Desafio: Como os ministrantes dos cursos são alunos em formação da UFSCar, é natural que esses estudantes deixem as atividades do IL para outras atividades, no entanto o percentual de rotatividade poderia ser reduzido.
  • Proposta: Aumento de recursos orçamentário para que o valor de bolsas seja reajustado e haja incentivo à permanência de professores em formação.

3) Problema: Prestação de serviços à comunidade externa

  • Desafio: O IL tem condições de oferecer muitos serviços de formação (cursos de línguas para demandas específicas, tradução, revisões de texto, interpretação em LIBRAS etc.). No entanto, a comunidade externa não sabe muito sobre essas atividades.
  • Proposta: Elaborar uma estratégia de comunicação que coloque o IL e seus serviços visíveis à comunidade externa, de modo que empresas e organizações se sintam mais esclarecidas para estabelecer convênios e parcerias com o IL.

4) Problema: Inserção na Internacionalização

  • Desafio: A UFSCar já conta com um Plano Institucional de Internacionalização (PrInt) e o IL consta como órgão estratégico nas ações. Tais ações precisam ser dinamizadas.
  • Proposta: Dinamizar as ofertas de cursos para ações de “domésticas” tais como tradução e revisão de textos; preparação de pessoa técnico-administrativo para apoio a atividades com estrangeiros; oferta de português como língua estrangeira; acolhimento de estrangeiros.

Leia também