A UFSCar enfrentou um cenário de grandes mudanças nos últimos anos. O orçamento parainvestimento em novas obras caiu de R$27,8 milhões em 2016 para R$2,7 milhões em 2020 (fonte: Sistema SIOP), mas ainda assim a UFSCar construiu ainda mais do que nos anos anteriores, buscando alternativas de financiamento. Trocamos o papel pelo processo digital, e por isso a universidade não parou mesmo em período de isolamento social. Consultamos a Comunidade e implantamos o voto online, e é exatamente isso que está nos possibilitando votar agora. Enfrentamos mudanças no quadro político do país, a já citada redução no orçamento, e alterações drásticas no dia a dia das pessoas. A UFSCar adaptou-se, enfrentou e sobreviveu a todas essas mudanças.
Porém nos próximos anos a UFSCar precisará enfrentar mudanças ainda maiores. Como serão as aulas? Como será a pesquisa? Como será o trabalho? A Universidade terá que ser repensada em cada um de seus aspectos e pormenores. Venceremos a pandemia, mas mesmo após esse período, a velocidade das mudanças sociais e tecnológicas continuará clamando por novas adaptações no dia a dia da Universidade.
Como enfrentar grandes mudanças? É preciso ouvir a Comunidade e tomar as decisões juntos. Será preciso ainda mais diálogo e conciliação. É um momento de abertura para a criatividade, inovação, disposição ao crescimento. Capacidade de trabalho, agilidade; pessoas preparadas para inovar, dialogar, conciliar, inspirar, liderar a UFSCar e liderar a sociedade em momento de grandes mudanças. Mas sempre defendendo a ciência, as artes e a tecnologia como pilares desta Universidade, visando ao desenvolvimento econômico e à justiça social, com a preservação do caráter público e gratuito do ensino, do amplo acesso e da inclusão.
Qual equipe irá liderar a UFSCar nesse momento de grandes mudanças? Qual o perfil ideal para a equipe? Experiência? Capacidade de trabalho? Mente aberta para inovar? Capacidade de diálogo? Capacidade de mobilizar, inspirar e unir?
Nas páginas que se seguem mostraremos, em diversas áreas, avanços significativos que tivemos nos últimos anos, desafios a enfrentar, propostas, e como pretendemos preparar a Universidade para grandes mudanças.
Caberá a você escolher quem irá liderar a UFSCar em seu momento de maiores mudanças. Nosso convite para você é: vamos dialogar, vamos inovar, vamos mudar juntos, crescer juntos, vamos CONSTRUIR JUNT@S!