Home Candidata a Secretária Geral de Relações Internacionais - SRInter Ms. Maria Estela Antonioli Pisani Canevarolo

Ms. Maria Estela Antonioli Pisani Canevarolo

Candidata a Secretária Geral de Relações Internacionais
SRInter

Secretária executiva com atuação nas Relações Internacionais da UFSCar desde 2008, inicialmente na Assessoria da Reitoria para Relações Internacionais (ARAI) e posteriormente na Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter).

Diretora da Divisão de Convênios para Relações Internacionais (2009-2016) e a partir de novembro/2016, passou a exercer a função de Secretária Geral de Relações Internacionais. Participação na discussão, elaboração, execução, avaliação e revisão da política e outras ações de internacionalização da Universidade – promoção de oportunidades de intercâmbio estudantil, acolhimento a estudantes de mobilidade internacional, criação do Espaço Internacional na BCo (Biblioteca Comunitária), participação em conselhos e comissões, entre outras, bem como membro do grupo de trabalho para elaboração do Plano Estratégico de Internacionalização (PEI-UFSCar).

Experiência com participação em projetos de cooperação internacional, principalmente de mobilidade acadêmica docente e discente,  de capacity building (desenvolvimento de capacidade) e best practices (melhores práticas), organizados e/ou financiados pela Comissão Europeia, como: projeto ISAC (Improving Skills Across Continents), de 2008 a 2010, no âmbito do programa Erasmus Mundus, coordenado pela Universidade de Coimbra (Portugal);  Projeto ULISES (Universities Linking Initiatives and Synergies in Europe and South America), 2013 a 2015; e Projeto CAMINOS (Enhancing and Promoting Latin America Mobility, de 2017 a 2019 – ambos no âmbito do programa Erasmus+, segmento Capacity Building, e coordenados pela OBREAL-Global Observatory (Espanha). Vice-coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras, de 2012 a 2015.

Organização e coordenação de eventos nacionais e internacionais ligados a redes de universidades e voltados à recepção de missões e delegações estrangeiras integradas por docentes, pesquisadores e autoridades acadêmicas (UFSCar – PrInt).

Delegada assessora da Reitoria na AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu). Assessoramento a docentes na submissão de projetos no âmbito de programas promovidos por redes e associações internacionais de universidades.

Assessoramento a docentes e pesquisadoras na elaboração, tramitação e celebração de acordos de cooperação internacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou outras atividades acadêmicas e científicas, como mobilidade de professores e intercâmbio estudantil.

Intermediação entre departamentos acadêmicos/programas de pós-graduação e universidades estrangeiras no estabelecimento de programas de dupla diplomação e celebração dos acordos de cooperação correspondentes, incluindo acordos de cotutela (orientação conjunta) de teses de doutorado. Experiência na organização de eventos e prospecção de informações tecnológicas, levantamento e análise de informação em projetos de extensão tecnológica no Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais NIT/Materiais- UFSCar (1997-2006). Secretária bilíngue em empresas privadas por 10 anos, tendo atuado nas áreas comercial, financeira, industrial e de comércio exterior.

Residência por cinco anos em Inglaterra e Itália. Mestra em Engenharia de Produção (2004)  e tecnóloga em Processamento de Dados (1979), ambos pela UFSCar.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1989156264866915