Home Candidato a Secretário-Geral de Gestão do Espaço Físico - DECiv-CCET Prof. Dr. José da Costa Marques Neto

Prof. Dr. José da Costa Marques Neto

Candidato a Secretário-Geral de Gestão do Espaço Físico
DECiv-CCET

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995), mestrado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP/2003) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP/2009). Também é especialista em educação ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da EESC/USP (2006).

Professor Associado I do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi Coordenador do Curso de Engenharia Civil nos anos 2013-2015 e 2015-2016. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECiv) com orientações de mestrado e doutorado.

É Lider do Grupo de Pesquisa do CNPq “Gestão e Tecnologia dos Resíduos da Construção Civil (GTRCC)” e pertencente aos Grupos de Pesquisa NUPRE – Núcleo de Estudo em Racionalização e Desempenho de Edificações (DECiv/UFSCar) GESEC – Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Eco-Eficiência em Construção Civil e Urbana (DECiv/UFSCar) e NEPER – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (SHS/EESC/USP).

É membro da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Atua em ensino, pesquisa e extensão na área de construção civil, com foco no Mercado Imobiliário e na Gestão da Produção de Edifícios: Viabilidade de Empreendimentos; Qualidade, Prazos e Custos; Planejamento e Controle de Construções; Gestão e Reciclagem dos Resíduos da Construção Civil e Construção Sustentável.             

Foi Diretor Geral do Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF/UFSCar) entre 2016-2020 e é o atual Secretário Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF/UFSCar) após a reestruturação do EDF em Secretaria Geral.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2392932422695163

"Dirigir o Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF) da UFSCar, nos últimos 4 anos, foi uma grande desafio, uma vez que tivemos que conviver com absurda escassez de recursos em contraponto a inúmeras demandas de crescimento da infraestrutura física da UFSCar.
Mesmo com todas as adversidades, nosso setor avançou na sua reestruturação e se transformou em Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF), alcançando o lugar de destaque que sempre mereceu.
Com isso, melhoramos nossos processos administrativos internos e, com criatividade e uma equipe de primeira linha de servidores, fizemos a diferença. Por tudo isso, fica fácil ter motivação para continuar o trabalho.
Estamos, neste momento, em pleno desenvolvimento do 1° Código de Obras da UFSCar que, acredito, será norteador para o crescimento sustentável dos 4 campi da nossa Universidade".