Home Candidato a Vice-Reitor Prof. Dr. Roberto Ferrari Júnior

Prof. Dr. Roberto Ferrari Júnior

Candidato a Vice-Reitor
DC/CCET

Roberto Ferrari Júnior formou-se Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (1988), e Mestre em Ciência da Computação também pela UFSCar (1992). Obteve o título de Doutor em Ciências (1996), na área de concentração Física Aplicada (Física Computacional), na Universidade de São Paulo – USP, após período de estudo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na University of Maine (USA). É professor Associado IV do Departamento de Computação da UFSCar, tendo atuado no ensino de graduação como responsável por disciplinas como Estruturas de Dados e empreendedorismo, e sendo autor ou coautor de livros didáticos nestas áreas. Na pós-graduação, atua como orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade – PPGCTS da UFSCar, na linha de pesquisa Empreendedorismo Tecnológico, tendo orientado também em áreas como impacto das novas tecnologias na educação, e impacto da tecnologia na democracia. Na extensão, coordenou projetos em áreas como inclusão digital, liderança e empreendedorismo. Já atuou como coordenador de curso de graduação, nos cursos Bacharelado em Ciência da Computação, e Sistemas de Informação da UFSCar.  Já atuou como avaliador de cursos de graduação para o Ministério da Educação – MEC. Foi chefe do Departamento de Computação da UFSCar no período 2010-1012, tendo atuado, colaborativamente, para a conclusão do atual prédio. De novembro de 2016 até março de 2018 atuou como Diretor da Agência de Inovação da UFSCar, período em que foram iniciados projetos e ações como Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo, e Cadastramento das Empresas Filhas da UFSCar. A partir de março de 2018, e até o momento, vem atuando como Pró-Reitor de Extensão da UFSCar.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/1581806209106850

"Estudei na UFSCar. Almocei e jantei no Restaurante Universitário; torci muito pela UFSCar nos jogos. Torço até hoje. Recebi, de presente, a oportunidade de ser professor da Universidade que amo, e este ambiente jovial, dinâmico, diverso, me desafia a crescer a cada dia. A UFSCar me ajudou a aprender que transformamos o mundo transformando pessoas, e é essa a missão que abracei para minha vida. Em meu dia-a-dia tenho o privilégio de conviver, aprender, construir uma Universidade melhor e um mundo melhor.
É uma honra ter sido aluno, uma honra ser professor e Pró-Reitor desta Universidade. Onde a UFSCar quiser que eu colabore, darei o meu melhor.
É com esse espírito que me disponho a atuar como Vice-Reitor da UFSCar nos próximos 4 anos.
Grandes desafios e grandes mudanças pela frente. A Comunidade Universitária atuará como uma equipe. Vamos construir juntos uma nova Universidade e uma nova sociedade".