Home Destaques “Quero ajudar a transformar a sociedade por meio do conhecimento”, diz o Prof. Dr. Rafael Aroca

“Quero ajudar a transformar a sociedade por meio do conhecimento”, diz o Prof. Dr. Rafael Aroca

por Construir Juntos
Por que você está se candidatando a Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Rafael Aroca?

Quero ajudar a transformar a sociedade por meio do conhecimento e fomentando o apoio da comunidade UFSCar em ações da UFSCar.

 

Sempre gostei e participei ativamente de atividades de extensão – de diversos tipos, como integrante e como coordenador. Em especial, fui coordenador geral da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que já teve quase 1 milhão de participantes em todo Brasil, e fomenta o interesse pela ciência e tecnologia em estudantes de 6 a 19 anos de idade, além de apoiar ações de inclusão digital e social. Atualmente, represento a OBR no estado de São Paulo e também faço parte da coordenação da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

 

Também já participei de atividades de extensão com ações em escolas públicas, bem como de diversos projetos de P&D com empresas. Além disso, participei da atividade de extensão que desenvolveu o aplicativo SOS Escolar, junto à Secretaria de Segurança Pública de São Carlos, que utiliza o aplicativo para que professores possam reportar emergências rapidamente para a Guarda Municipal. O aplicativo também deverá ser usado no contexto da Lei Maria da Penha. No contexto da COVID-19, também estamos atuando em várias atividades de apoio para enfrentamento.

 

Como atual Diretor da Agência de Inovação (AIn-UFSCar), desenvolvemos a plataforma SAGINWeb, que proporciona a toda sociedade conhecer melhor as atividades da UFSCar (matéria na Agência FAPESP: http://agencia.fapesp.br/plataforma-divulga-atividades-de-inovacao-desenvolvidas-na-ufscar/32639/).

A UFSCar é uma instituição de excelência que forma profissionais altamente capacitados há 50 anos. Mas é graças à extensão universitária que a UFSCar pode ajudar a transformar outros aspectos da sociedade por meio de projetos com diversas entidades públicas e privadas, construindo “pontes” entre a universidade e a comunidade.

 

Mapeando demandas da sociedade e observando o aumento dos requisitos de carga horária de extensão em diversos cursos de graduação, esperamos fomentar mais parcerias entre sociedade e comunidade UFSCar, para que estudantes e servidores da UFSCar possam conhecer e apoiar atividades de extensão.

 

Os Professores Marques e Ferrari já fizeram muito na ProEx, inclusive reduzindo burocracia e praticamente dobrando o número de despachos por ano! Espero poder contribuir positivamente e colaborar com a ProEx em parceria com o Prof. Marques.

 

Agradeço a atenção e confiança pela leitura deste texto!

  • Acesse aqui para saber mais sobre o Prof. Dr. Rafael Aroca – clique aqui.

Leia também