Principais Avanços
- Aquisição de centenas de microcomputadores e laptops, buscando modernização no parque de equipamentos para uso na administração e laboratórios de ensino (LIGs).
- Programa de Acolhimento Digital de docentes recém-empossados, disponibilizando computadores novos.
- Aumento significativo na área de cobertura da rede sem fio Eduroam na UFSCar
- Ação ampla para reconfiguração da infraestrutura de rede, resultando em maior confiabilidade e disponibilidade dos sistemas.
- Parceria com operadora de dados digitais para a disponibilização de link redundante de Internet, garantindo maior disponibilidade no acesso à Internet.
- Planejamento e testes para possível migração de sistemas de software para plataforma de nuvem, visando garantir maior segurança e disponibilidade no acesso a sistemas críticos para o funcionamento da universidade.
- Melhorias significativas em grande parte dos sistemas de software internos da UFSCar: SIGA, SAGUI, ProPGWeb, ProExWeb, etc.
- Implantação e manutenção da infraestrutura de hardware e software do sistema SEI.
- Celebração de convênio de cooperação com Google e Microsoft, a custo zero. Estes tem possibilitado o oferecimento de serviços e softwares como Gmail institucional (domínio UFSCar), Google Meet, Google Classroom, Ofice 365 para uso acadêmico, etc.
- Disponibilização de email institucional (*@estudante.ufscar.br) a todos os alunos.
- Promoção de ações proativas para a identificação e correção de eventuais vulnerabilidades nos principais sistemas internos de software em uso pela instituição.
- Desenvolvimento e implantação de sistema para emissão automática de crachás/carteirinhas institucionais, para alunos e servidores, já integrado aos sistemas de bibliotecas, RUs e possível integração com portarias eletrônicas.
- Implantação da Central de Serviços, ferramenta Web para solicitação de serviços ligados à SIn, Prefeitura Universitária, SGAS e outras unidades, proporcionando grande ganho de eficiência em todas as fases do processo.
- Constituição e atuação do Comitê de Governança Digital da UFSCar;
- Incorporação da gestão do serviço de zeladoria dos ATs, promovendo melhor integração com as equipes de suporte técnico de TI.
- Promoção de maior integração e eficiência das equipes de suporte técnico.
Principais Propostas
- Modernização do parque instalado de computadores como política permanente de gestão.
- Aprimoramento contínuo dos sistemas de software internos da UFSCar.
- Expansão da cobertura da rede sem fio, atingindo a 100% de todos os prédios da universidade.
- Implantação de sistema de “Diploma Digital”, buscando atendimento a legislação e maior eficiência, segurança e facilidade de acesso nos diplomas emitidos para a graduação e pós-graduação.
- Implantação de ações robustas para a prevenção de ataques cibernéticos.
- Apoio para a implantação de políticas de dados abertos e segurança de dados.
- Identificar lista de serviços de atendimento ofertados pela instituição e implementar plano de digitalização dos mesmos, incluindo o acesso via aplicativos móveis.
Cronograma Simplificado
2020 |
2021 |
2022 |
2023 |
2024 |
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Modernização do parque de computadores |
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Aprimoramento de sistemas de software |
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Expansão rede sem fio |
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Diploma Digital |
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Prevenção a ataques cibernéticos |
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Políticas de dados abertos e segurança de dados |
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Digitalização de serviços de atendimento |
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Referências
- Central de Serviços: https://servicos.ufscar.br/