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Tecnologia da Informação e Comunicação

por Construir Juntos

Principais Avanços

  • Aquisição de centenas de microcomputadores e laptops, buscando modernização no parque de equipamentos para uso na administração e laboratórios de ensino (LIGs).
  • Programa de Acolhimento Digital de docentes recém-empossados, disponibilizando computadores novos.
  • Aumento significativo na área de cobertura da rede sem fio Eduroam na UFSCar
  • Ação ampla para reconfiguração da infraestrutura de rede, resultando em maior confiabilidade e disponibilidade dos sistemas.
  • Parceria com operadora de dados digitais para a disponibilização de link redundante de Internet, garantindo maior disponibilidade no acesso à Internet.
  • Planejamento e testes para possível migração de sistemas de software para plataforma de nuvem, visando garantir maior segurança e disponibilidade no acesso a sistemas críticos para o funcionamento da universidade.
  • Melhorias significativas em grande parte dos sistemas de software internos da UFSCar: SIGA, SAGUI, ProPGWeb, ProExWeb, etc.
  • Implantação e manutenção da infraestrutura de hardware e software do sistema SEI.
  • Celebração de convênio de cooperação com Google e Microsoft, a custo zero. Estes tem possibilitado o oferecimento de serviços e softwares como Gmail institucional (domínio UFSCar), Google Meet, Google Classroom, Ofice 365 para uso acadêmico, etc.
  • Disponibilização de email institucional (*@estudante.ufscar.br) a todos os alunos.
  • Promoção de ações proativas para a identificação e correção de eventuais vulnerabilidades nos principais sistemas internos de software em uso pela instituição.
  • Desenvolvimento e implantação de sistema para emissão automática de crachás/carteirinhas institucionais, para alunos e servidores, já integrado aos sistemas de bibliotecas, RUs e possível integração com portarias eletrônicas.
  • Implantação da Central de Serviços, ferramenta Web para solicitação de serviços ligados à SIn, Prefeitura Universitária, SGAS e outras unidades, proporcionando grande ganho de eficiência em todas as fases do processo.
  • Constituição e atuação do Comitê de Governança Digital da UFSCar;
  • Incorporação da gestão do serviço de zeladoria dos ATs, promovendo melhor integração com as equipes de suporte técnico de TI.
  • Promoção de maior integração e eficiência das equipes de suporte técnico.

Principais Propostas

  • Modernização do parque instalado de computadores como política permanente de gestão.
  • Aprimoramento contínuo dos sistemas de software internos da UFSCar.
  • Expansão da cobertura da rede sem fio, atingindo a 100% de todos os prédios da universidade.
  • Implantação de sistema de “Diploma Digital”, buscando atendimento a legislação e maior eficiência, segurança e facilidade de acesso nos diplomas emitidos para a graduação e pós-graduação.
  • Implantação de ações robustas para a prevenção de ataques cibernéticos.
  • Apoio para a implantação de políticas de dados abertos e segurança de dados.
  • Identificar lista de serviços de atendimento ofertados pela instituição e implementar plano de digitalização dos mesmos, incluindo o acesso via aplicativos móveis.

 Cronograma Simplificado

 

2020

2021

2022

2023

2024

Modernização do parque de computadores

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Aprimoramento de sistemas de software

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Expansão rede sem fio  

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Diploma Digital  

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Prevenção a ataques cibernéticos

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Políticas de dados abertos e segurança de dados  

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Digitalização de serviços de atendimento  

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Referências

 

Leia também